Para lidar com adolescentes, é preciso ter o dom da palavra para poder convencê-los.

Para alguns pais, seus filhos adolescentes são caixinhas de surpresas. (Foto: Divulgação)
Os adolescentes têm, por natureza, a vontade de se sentirem livres, o que normalmente é visto como rebeldia pelos adultos, que não compreendem as atitudes deles. Desse modo, os pais devem estar preparados para enfrentarem essa fase da melhor forma possível. Para tanto, vocês precisam ser amigos e, para conquistar os seus filhos, mostre-se sempre disponível a conversar de modo amigável, por mais que você não concorde com as atitudes deles.
Entretanto, não é preciso acatar tudo o que eles dizem. Quando você achar errado o que eles estão fazendo, dialogue abertamente com eles, explicando-lhes porque não é certo o modo que estão agindo, mas nunca os obrigue a fazerem o que não desejam, pois isso os afastará de você. É importante impor limites a eles, mas de forma democrática.
Aliás, quando os filhos são adolescentes, já compreendem o que os seus pais dizem e são conscientes do que é certo ou errado. Por isso, não cabe mais a você gritar com eles e muito menos dar-lhes palmadas. O diálogo é a melhor arma que você tem e, por isso, use-o a todo momento. Convença os seus filhos através de palavras, pois elas nunca serão esquecidas.
Solte os seus filhos aos poucos, afinal, eles estão entrando na vida adulta. Dê-lhes mesadas para que aprendam a administrar o seu dinheiro e, se possível, peça para que procurem um emprego de meio período para que aprendam a ter responsabilidade e para saberem o quanto é difícil ganhar dinheiro. Assim, eles poderão saber quanto poderão gastar com os amigos e com eles mesmos.

Nessa fase, os filhos já são capazes de administrar o seu próprio dinheiro sozinhos. (Foto: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário